Você sabe seu tipo de pele?Veja!
- Mulatta Girl
- 29 de mar. de 2016
- 3 min de leitura
Olá meninas!

Para poder cuidarmos direito da nossa pele e fazer aquela maquiagem perfeita, necessitamos saber e lidar com o nosso tipo de pele. Assim, evitamos infecções, alergias, problemas cutâneos e o uso de produtos errados que podem agravar a situação da pele.
Os tipos de pele que desenvolvemos são resultado da genética, hormonal e climática. Na fase da puberdade, os hormônios são estimulados a desenvolver o sebo - o que não é regra, uns tem a mais e outros a menos - que é um indicativo da maturidade do indivíduo, misturando ao suor expelido pelos poros.
Pelo clima, as regiões tropicais são propensas a poros mais dilatados pelas altas temperaturas e a propensão de suor mais intenso, estimulando as glândulas sebáceas a produzirem cada vez mais. No tempo ameno e em locais mais frios, os poros se retraem, dificultando a saída de óleo e, com a dificuldade do indivíduo suar, mantém a pele seca.
Basicamente, existem 4 tipos de pele: a seca, a normal, a mista e a oleosa.
Seca
A pele seca tem como característica os poros finos, baixa produção de óleo(sebo) e o fator da idade. A baixa produção de óleo dificulta a hidratação necessária para manter a pele saudável e elástica. Imaginemos o fundo de um lago seco, igual a que vemos em reportagens que passam no sertão nordestino. Pronto, nossa epiderme é igual. Sem hidratar, a pele começa a rachar causando erosões e precocidade na aparição de rugas e linhas de expressão.
Para esse tipo de pele, o ideal é hidratar constantemente, evitar banhos muito quentes, consumir bastante água, além de fazer os tratamentos diários e semanais.
Normal
De normal só tem o nome, é a pele perfeita. Poros de difícil visão e oleosidade o suficiente para manter a pele saudável. Pessoas com esse tipo de pele de maneira natural são sortudas. A maioria das pessoas já tiveram essa pele na fase da infância, onde se mantinham hidratadas e aveludadas. Essa pele é o resultado da manutenção contínua de quem contém os outros tipos.
A manutenção é simples, já que não há a necessidade de remoção de excesso de óleo nem a extração constante de acnes e escamações. No entanto, é necessário sempre tratá-la para minimizar os efeitos da idade.
Mista
É a pele no qual tem uma combinação dos tipos de pele. Geralmente, é o rosto que contém oleosidade na área T(testa, nariz e queixo) e é mais enxuta nas bochechas e adjacentes.
O ideal para essa pele, é o tratamento específico nas áreas em particular, pois como não há uma equidade, o tratamento como um todo resultará em problemas nas áreas que não são conformes com os produtos. Utilizar um produto de pele seca resultará em estímulos de produção e dilatação dos poros também da área T, aonde já tem uma produção aceitável. Nisso acarretará a produção de acnes e espinhas nessa área. Em contrapartida, o uso de produtos para pele oleosa desestimulará a produção -que já era insuficiente- nas maçãs e bochechas agravando o ressecamento.
Oleosa
É o pavor de muitas jovens. Esse tipo de pele tem facilidade de produzir óleo e os poros são bem visíveis; é uma pele brilhante pelo reflexo do óleo depositado na pele. Infecções como a espinha são fáceis de arranjar. É mais fácil também o depósito de acne no poros já que são bastante largos, inflamando. Em contrapartida, a pele se mantém elástica e bem hidratada, já que há poucas áreas secas, mas sim abundantemente ensebadas.
O tratamento dessa pele é a remoção desse óleo excedente com produtos que ofereçam a drenagem desse excesso e desestimule a produção. Muito importante também é a alimentação. Deverá ser evitado gorduras e comidas calóricas para a redução seja satisfatória.
Sensível
Peles sensíveis podem ter as definições dos quatro tipos citados com um agravante: não é com qualquer produto simples que a pele se dá bem. É uma pele propensa a alergias, irritações. A causa disso é porque a epiderme é muito fina, então as terminações nervosas se expõem com facilidade, causando dor; pode também ser altas ramificações sanguíneas bem superficiais, trazendo a vermelhidão característica. Outra causa é pela intolerância de alguns componentes presente nos produtos.
Esse tipo de pele não há muita saída, tem que ser usado produtos bastante rigorosos contra alergias e irritações. O ideal é o acompanhamento de um dermatologista.
Você pode conferir alguns produtos para controle da oleosidade e ressecamento da marca Natura aqui.
Bem, é isso meninas! Comentem!
Beijos! :)
Comentários